Escola destaca importância da prevenção contra a dengue
O aumento no número de pessoas com dengue em Poços de Caldas e em todo país tem servido de alerta para população e o assunto também tem sido discutido dentro das salas de aula. Alunos do 5º Ano da escola municipal dr. Haroldo Affonso Junqueira, desenvolveram um trabalho denominado “Dengue: somos todos”.
Segundo a professora de Ciências, Rosangela Della Testa Marinho, o objetivo do trabalho foi despertar nos alunos a gravidade da doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti, e a conscientização da importância de conservar o ambiente escolar e familiar livres de recipiente propícios para servir de deposito de água.
“Quando o aluno compreende o processo do ciclo da transmissão da doença, torna-se mais responsável pela conservação do meio que ocupa”, disse a professora.
Segundo a aluna Maria Laura da S. Silva, 10 anos, é muito importante estudar sobre a dengue, porque no Brasil estão ocorrendo vários casos. “Então devemos saber prevenir e pensar sempre: Cuidado! dengue mata!”, destacou a aluna.
Para Michele dos Santos Barros, aluna de 10 anos, a informação transforma os costumes dos cidadãos, pois previne, ajuda a reconhecer os sintomas e como cuidar.
“Trabalhar este assunto em sala de aula foi proveitoso e esclarecedor. Os alunos se interessaram e montaram diversos cartazes levaram informações para casa e deram suas opiniões demonstrando que aprendeu sobre o assunto”, destacou a professora.
Rosangela disse ainda que a matéria sobre a dengue, publicada no jornal Mantiqueira despertou o interesse dos alunos do 5º Ano “03”, que demonstraram a necessidade de pesquisar sobre o assunto. A escola ofereceu também uma palestra para os alunos, aconteceu com a confecção de cartazes relatando toda experiência.