top of page

Perda de água tratada pelo DMAE é tema de trabalho

 

A informação de que mais de 40% da água tratada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), chamou atenção da professora de Ciências Rosana Maria de Oliveira Gomes, da escola municipal Dr. Haroldo Afonso Junqueira, que achou por bem utilizar as informações para fazer um trabalho com os alunos do 5º Ano.

A intenção do trabalho é alertar quanto ao problema e despertar o consumo consciente. “Nossa intenção é fazer com que os alunos reconheçam a realidade de sua cidade e reforcem a conscientização da importância da de se preservar o nosso maior bem: a água”, destacou a professora Rosana.

Segundo ela, o estudo foi bastante abrangente, além da questão do desperdício da água, foi abordado também o gênero textual ‘‘reportagem’’, onde os alunos tiveram a oportunidade de manusear o jornal como um todo e entender como esse gênero contribui para sua formação.

De acordo com o aluno Rhayner da Silva Freitas, essa ideia de trabalhar com o jornal um assunto sobre a cidade foi muito legal, e válida. “Aprendemos sobre a água e também a mais sobre Poços de Caldas a nossa cidade”, disse.

“Eu gostei muito dessa ideia porque pude aprender muitas coisas e sei que meus amigos também. Aprendi a gostar de ler jornal, pois com ele podemos saber o que esta acontecendo em nossa cidade”, falou a aluna Larissa Pereira Oliveira.

Para supervisora da escola Marlene Luiza Corrêa o trabalho tornou-se oportuno, pois o desperdício de água por falta de manutenção da rede de água esta evidente, segundo informações da matéria do jornal ‘‘DMAE perde mais de 40% de água tratada’’. “Os alunos ficaram muito entusiasmados ao realizar esse trabalho”, concluiu.

 

O JORNAL NAS ATIVIDADES ESCOLARES

bottom of page