top of page
manti_escola_CAPA.jpeg
manti_escola_INTERNAS_2.jpeg
manti_escola_INTERNAS_1.jpeg

Projeto Trânsito mobiliza alunos da escola João Pinheiro

 

DELMA MAIOCHI

delmaiochi@hotmail.com

 

Poços de Caldas, MG – Sendo pedestre, condutor ou passageiro, o usuário das vias públicas precisa aprender as regras de trânsito. E quanto mais cedo isso acontecer, melhor. Por isso, a escola é um dos espaços mais propícios para a educação de crianças e adolescentes para que sejam bons cidadãos quando o assunto é mobilidade. 
Pensando assim, a professora de Português Antônia das Graças Pereira Franchi, da Escola Municipal João Pinheiro, desenvolveu, com 5º anos A e B, o Projeto Trânsito. O tema foi “Na dúvida, não ultrapasse”.
Ela explica que o objetivo do trabalho foi contribuir para a segurança de todos e para um trânsito mais humano e interpretar as mensagens da sinalização do trânsito.
“Foi um resultado positivo, pois os alunos puderam entender que as pessoas mudam através de um volante, se transformando por completo”, pontua Antônia.
Dentro das atividades do projeto houve também uma palestra com duas instrutoras de autoescola.
A vice-diretora Quézia Pires Domingos Oliva achou a experiência muito válida.
“Através da visita das instrutoras Claudiana e Lia, da Autoescola Treinar, as crianças tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo sobre a conscientização dos cuidados que temos que ter no trânsito”, diz.

Alunos
“Sobre o significado das placas, eu não sabia. Aprendi também onde andar de bicicleta para não interferir no trânsito”, conta a aluna Ana Clara Inácio de Souza, do 5º ano A.
Seu colega do 5º ano B Orlando Munaretti Martins, concorda que ainda acrescenta que achou o aprendizado divertido. “Aprendi muito sobre coisas que eu não sabia, como o significado das setas, o respeito à sinalização e quando eu crescer saberei como me comportar no trânsito sendo um bom motorista”.
O projeto Mantiqueira na Escola tem o apoio da Alcoa Alumínio S/A.

O JORNAL NAS ATIVIDADES ESCOLARES

bottom of page