Alunos da zona rural recebem os projetos Mantiqueira na Escola e Edutran para Crianças
A parceria entre os projetos Mantiqueira na Escola e o Edutran para Crianças levou um assunto importante para os 140 alunos da escola rural Raphael Sanches. A iniciativa aconteceu no último dia 15 e o objetivo foi levar informações de forma lúdica de prevenção de acidentes no trânsito.
O trabalho seguiu as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental que preconizam a educação durante todos os anos escolares. Outra preocupação foi a de olhar a realidade da zona rural. “Este espaço tem algumas peculiaridades que são diferentes da zona urbana, como ruas de terra que foram construídas principalmente para os meios de transporte, pouca sinalização, animais são encontrados com mais facilidade, é comum a não utilização de equipamentos de segurança, como o cinto e o capacete”, conta a especialista em psicologia do trânsito Adélia Suzana Barreiro Del Sarto. Para conseguir o objetivo previsto foram realizadas duas reuniões com os responsáveis da escola, que apontaram os problemas vivenciados e se engajaram no planejamento e realização das atividades. “O apoio de todos os profissionais da escola teve um impacto muito positivo em relação aos resultados positivos da ação”, conta ela. Adélia também lembra que este trabalho foi uma comemoração dos 12 anos do projeto Edutran para Crianças, elaborado e coordenado por ela, que já atendeu aproximadamente 11.000 mil crianças. “Foi lançada uma nova ferramenta de trabalho educativo, o “Simulador de Impacto”, para que os alunos tivessem uma experiência da importância do cinto de segurança nos bancos da frente e de trás”, diz. A abertura do trabalho teve a presença dos diretores da escola, professores, diretor da Edutran, Polí- cia Militar e os responsáveis do projeto Mantiqueira na Escola. Em seguida, os alunos participaram de um ciclo de oficinas e foram divididos em pequenos grupos para facilitar a comunicação dos profissionais e estudantes. Eles receberam kit educativo Edutran, com cartilha, caneta e carteirinha de participação e iogurte da empresa Danone. Foram realizados sorteios de brindes cedidos pela escola de inglês CNA e jornal Mantiqueira.
​
Oficinas realizadas na escola Raphael Sanches
- Oficina Experimentos: escrita por Adélia e interpretado por Dema Mello, esta peça mostra a importância do uso do cinto de segurança e também do capacete e mostra o que pode acontecer quando não utilizamos os equipamentos.
- Oficina da Criatividade: os alunos produziram um trabalho de arte sobre o que aprenderam com a participação no projeto, teve como objetivo reforçar os conteúdos.
- Oficina Cinema: os alunos assistiram a um filme e depois o instrutor de trânsito William de Oliveira, cabo Elias Dias e o sargento Passos, da PM, fizeram os comentários e também responderam as perguntas dos alunos.
- Oficina Simulador de Impacto: os alunos sentaram em um simulador com o cinto de segurança e vivenciaram o impacto a 10 km/h e perceberam como o corpo é vulnerável, e fizeram uma comparação com uma velocidade maior. Esta oficina foi coordenada pelo instrutor de trânsito Welton Mendes.