Alunos da escola João Pinheiro utilizam o Mantiqueira para discutir
o problema do lixo
​
Delma Maiochi
Os alunos do 5º ano da escola municipal João Pinheiro utilizaram a matéria “Rua no centro acumula lixo e precisa de revitalização”, publicada no Jornal Mantiqueira, para discutirem sobre a questão do lixo e sua interferência na comunidade.
A professora de Ciências Antônia das Graças Pereira Franchi comenta que que foi de suma importância a matéria. “Precisamos reaprender a simplicidade, o cuidado com o outro e com o planeta, se quisermos diminuir o impacto ambiental a que nossa espécie está condenando nossa terra”, diz ela.
A aluna Gabriela Barzagli Marques também achou que a matéria foi boa para a discussão em sala de aula. “O homem, além de não cuidar do meio ambiente, prejudica a comunidade a que pertence, os animais e a si próprio. Ele não tem consciência do que faz”.
“Gostei muito da matéria publicada no jornal sobre o lixo, pois está alertando o homem sobre os perigos que ele próprio provocou para si mesmo, para o próximo e, acima de tudo, para o planeta. Infelizmente, o ser humano não consegue entender isso”, comenta a aluna Sofia Pechim Soares.
A vice-diretora da escola Gleis Aparecida Ferreira concorda que o trabalho realizado em sala de aula foi produtivo. “Observamos que houve uma sensibilização por parte dos alunos com relação à temática do meio ambiente e sua conservação. A reportagem proporcionou aos alunos uma reflexão sobre o problema do lixo na rua, bem como os males causados por essa prática”, finaliza.