Escola José Raphael Santos Netto realiza plantio de árvores
DELMA MAIOCHI
Poços de Caldas, MG - Os alunos do 1º ao 4º anos, da escola municipal José Raphael Santos Netto, que faz parte do projeto Mantiqueira na Escola, realizaram plantio de árvores no último mês de março. A atividade foi coordenadora pelas professoras Patrícia Trevizan e Márcia Moreira, junto com a equipe gestora.
O objetivo foi trabalhar a consciência ambiental dos alunos e assim surgiu o projeto Plantar, com a parceria do Jardim Botânico, que forneceu as mudas, da Secretaria de Serviços Públicos, que abriu as covas, além de comércios agrícolas da região, que doaram fertilizantes. Segundo as professoras, foram plantadas diversas espécies frutíferas e ornamentais, dentre elas, araucária, quaresmeira, pata-de-vaca, ipê, cedrinho, abacateiro, jabuticabeira, limoeiro, pitangueira, amoreira, entre outras. “O trabalho continua e as crianças poderão acompanhar o crescimento das árvores e ajudar na sua preservação para que se tornem plantas adultas e sadias, oferecendo sombra fresca e um visual deslumbrante para nossa escola”, dizem elas.
Para a supervisora pedagógica Simone Scoarzado Ribeiro, o objetivo do Projeto Plantar é desenvolver o despertar ambiental nos nossos alunos, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes de que o futuro se constrói preservando e que o homem é capaz de modificar o ambiente em que vive. “Além disso, nos dias de hoje, um dos maiores problemas encontrados nas cidades é a falta de áreas verdes. Em nossa escola, infelizmente, enfrentamos esta triste realidade. Existe vontade por parte da comunidade escolar de mudar este quadro. Por isso propomos este projeto, no qual os alunos do ensino fundamental I irão conhecer as etapas de crescimento e plantio de mudas de árvores frutíferas, ornamentais, nativas e espécies em extinção. Cultivar uma árvore ou planta desde a semente ou muda é aprender na prática como funciona o ecossistema e os seus benefícios para o meio ambiente e para a qualidade de vida dos homens. Pensamos que ressaltar a importância da árvore em nossa vida é criar nas crianças não só consciência ambiental, como também noção de ética e cidadania. Trabalhando temas assim, com certeza, estamos trazendo para nossos alunos valores realmente necessários, pois saber o valor de uma árvore é saber dar valor à vida”, explana Simone.
A professora Patrícia, do 3º ano, conta que este foi um dos projetos mais interessantes e divertidos de trabalhar. “O projeto Plantar propiciou um trabalho interdisciplinar. Além de envolver toda a escola, tivemos a participação da comunidade, o que torna tudo mais significativo”, diz.
A professora Marcia Moreira, do 2º ano, também gostou de colocar o projeto em prática. “Gostei muito do projeto Plantar porque com ele estamos incentivando os nossos alunos a cuidar da natureza, a respeitar as árvores, saber sobre suas origens, qualidades e cultivos. Eles ficaram muito motivados e interessados quanto à forma de plantio, participaram de todo o processo, foi uma experiência enriquecedora”, pontua.