Alunos debatem a conscientização dos perigos do trânsito
O jornal como fonte de conscientização dos perigos do trânsito foi o tema de debates e discussões entre os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Parque das Nações (Escola Padrão). A professora Stephanie de Sousa diz que são variados os objetivos ao utilizar o Jornal Mantiqueira nas aulas. “Levar o jornal para a sala de aula incentiva os alunos na leitura, já que os mesmos escolheram as notícias de sua preferência. Também valoriza a participação deles e os incentiva a se expressar oralmente. E ainda estabelece relações no trabalho cooperativo”, conta ela.
DEBATE
Stephanie conta que foi desenvolvida uma discussão em grupos sobre assuntos que chamaram mais a atenção dos alunos. “A maioria deles optou por crimes cometidos por menores, como narra uma das reportagens, que tem como destaque a notícia sobre dois acidentes no trânsito que levaram ao óbito. Colocamos em pauta a falta de responsabilidade dos motoristas no trânsito”. Segundo a professora, o tema foi debatido de forma crítica e cada grupo formulou medidas na tentativa de sanar este problema que tem aumentado. “Os alunos apresentaram suas propostas de melhorias para o trânsito e conscientizaram sobre o assunto”, diz ela.
​
USO DO JORNAL
A professora pontua que utilizar o Jornal Mantiqueira em sala de aula proporciona que os alunos trabalhem diversos temas, que estão presentes no cotidiano dos jovens. “A notícia é um meio de aproximação da realidade de vários indivíduos, como também um veículo de formação social”, finaliza ela. Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mé- dio do Parque das Nações (Escola Padrão) faz parte do projeto Mantiqueira na Escola.