Alunos da Escola Padrão Parque das Nações utilizam jornal em atividade escolar
A Escola Estadual Padrão Parque das Nações, que também integra o projeto Mantiqueira na Escola, vem realizando ao longo do ano, diversas atividades extra-classe com exemplares do jornal que diariamente são distribuídos no colégio.
Para o departamento de supervisão pedagógica da escola o Mantiqueira é de extrema importância sua utilização em sala de aula. "Realizamos diariamente a exposições das informações através do nosso painel expositivo, onde proporcionamos aos nossos alunos e toda comunidade escolar a oportunidade de estar em contato com fatos e noticias de nossa cidade", comenta.
Além da atividade mencionada anteriormente, os professores buscam no jornal como um aliado nas suas atividades didáticas. Um exemplo que ilustra a ação docente com a informação que o jornal proporciona é o trabalho realizado com alunos dos 1º anos do Ensino Médio, do turno vespertino, ofertado pela professora de uso e ensino de biblioteca (PEUB), como também mediadora de ensino, Stephanie A. Sousa.
A professora trabalhou com a estrutura jornalística, como também a analise crítica da reportagem: "Adolescentes são apreendidos e acusados de assassinato" e "Polícia suspeita que incêndio em escola tenha sido criminoso". A mesma faz parte de um problema que é discutido frequentemente pelas autoridades e pela população quando deparamos com situações de vandalismo e criminalidade que envolve o menor, sendo este muitas vezes adolescente de faixa etária igual ou maior que os alunos daquela instituição de ensino. "O texto jornalístico nos proporciona aos alunos um contato com a realidade, esta que muitas vezes nós é negadas através de mídias sociais e visuais que tende a pregar uma realidade surreal ao que alunos vivem", afirma a professora.
Além desta analise crítica e estrutural do texto jornalístico, os alunos desenharam charges e ilustrações referente à temática.