Incêndio na Pedra Branca é tema de trabalho escolar
As notícias sobre os vários incêndios em Poços e região, publicadas no Jornal Mantiqueira, chamaram a atenção dos alunos da escola Dr. Alvino Hosken de Oliveira. A professora de Ciências Adriana de Oliveira e os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental desenvolveram o projeto “Fumaça: qualquer uma é ruim!” e trabalharam principalmente o grande incêndio que aconteceu na Pedra Branca, em Pocinhos do Rio Verde, na vizinha cidade de Caldas.
“O cheiro da queimada só piorava, um dos alunos chegou dizendo que tinha ido à UPA por outra razão e que lá tinha vários casos de problemas respiratórios. O que levou os alunos a outra pesquisa: males respiratórios que a fumaça pode fazer, mas esse ainda está só no papel”, conta a professora.
Segundo ela, o objetivo do projeto foi mostrar a importância de se coibir as queimadas, tanto para o meio ambiente quanto para os humanos. “Fiquei admirada com o interesse que os alunos mostraram por esse tema, mostraram muita consciência. Um dos alunos mostrou-se tão interessado que propôs uma ação concreta: patrulhar os campos e punir quem faz isso. Outro aluno fez questão de tirar foto com o jornal e dizer que iria defender esta causa", diz ela.
A supervisora Rogéria Turato fala que o trabalho na escola é particularmente importante nesta época de queimada, muito embora tudo já tenha sido dito sobre o mal que faz a todos. “É melhor pensar num jeito eficaz de coibir esse tipo de coisa. Ninguém aguenta mais esse cheiro", finaliza.