Escola Nicolina Bernardo utiliza o Mantiqueira em trabalho escolar
Alunos da escola municipal professora Nicolina Bernardo, que integra o projeto Mantiqueira na Escola, desenvolveram um trabalho extra-classe intitulado ''Seleção de reportagens'' orientados pela professora Michelle Borges Piva, da disciplina Língua Portuguesa. Os estudantes do 5º anos do Ensino Fundamental utilizaram vários jornais entre os dias 19 a 23 de junho para a identificação de diversos tipos de texto e entender a importância das reportagens.
''Neste período os alunos coletaram as reportagens. Ao final, cada um escolheu uma matéria, classificou, leu para o grupo e escreveu sobre ela. Debateram os tipos de texto, a importância de cada um, a importância da informação e da fonte informadora. Após o debate houve exposição no mural da escola", relata a professora.
De acordo com alguns estudiosos, o uso do jornal deve ser inserido primeiramente no currículo escolar e no plano político pedagógico da escola. Tal referência não quer dizer especificamente do plano de ação da escola e sim do planejamento. Uma espécie de rastreamento do que o professor pensa e do que ele quer construir.
Para os alunos e, principalmente pelo departamento de direção e pedagógico da escola, o uso dos exemplares do Mantiqueira em sala de aula foi bastante enriquecedor, alegando que a importância do uso periódico do jornal é no sentido da necessidade do professor em reconhecer os reais atributos que esse material oferece.