Escola Wilson Hedy Molinari utiliza jornal em práticas pedagógicas
Os alunos da escola municipal Wilson Hedy Molinari estão a todo vapor. O colégio, que integra o projeto Mantiqueira na Escola, conta com o período integral e uma de suas oficinas é o Jornal Escolar, coordenado pelos professores Roberto Ramiro e Regina Gomes.
Para a unidade escolar ter o jornal como proposta pedagógica é poder incluir os alunos em um mundo de sabedoria, conhecimento e principalmente em informação que é a moeda de troca dos dias atuais.
Na semana passada os alunos realizaram uma roda de conversa e falaram sobre o incidente na escola municipal professor Antônio Sergio Teixeira, e o categorizaram como um vandalismo. “A gente luta por uma escola boa, mas algumas pessoas não pensam dessa forma”, disse a aluna Thais Caroline em uma de suas explanações.
Para os alunos, atualmente, a leitura do jornal muda a perspectiva de muitos estudantes que usam o jornal para melhorar a capacidade de compreensão do conteúdo escrito, bem como a capacidade de desenvolver o espírito crítico e de descobrir outras visões de mundo, na construção de significados e de identidades sociais. "Ter o jornal todos os dias facilita demais o trabalho pedagógico e também auxilia na construção de um cidadão completo", finaliza o professor Ramiro.