Alunos debatem os impactos
de incêndios na flora e fauna
​
Os alunos do 2º ano da escola municipal Raphael Sanches escolheram a publicação do Jornal Mantiqueira “Flora e fauna sofrem com incêndios que atingiram 124 hectares de matas” para debaterem os impactos causados pelas queimadas.
Segundo a professora de língua portuguesa Joziane Marcondes dos Reis, o objetivo do trabalho foi despertar o gosto pela leitura do jornal, reconhecendo-o como importante meio de informação, conhecer diferentes gêneros textuais e suportes, desenvolver a linguagem oral ao expressar-se fazendo comentários e emitindo opiniões a respeito do assunto, desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de texto, reconhecer que os incêndios florestais destroem a fauna e a flora, prejudicando o meio ambiente e despertar o sentimento de respeito à natureza. “O trabalho realizado foi muito enriquecedor, pois despertou nos alunos sentimentos de respeito ao meio ambiente. Eles se preocuparam com a destruição da nossa fauna e flora. Demonstraram interesse em conscientizar as pessoas dos perigos que o fogo causa ao meio ambiente”, conta ela.
Joziane explica que inicialmente foi feita a exploração de todo o jornal, identificando seus cadernos e suas principais características. “Logo após aconteceu a leitura do texto, a interpretação oral e a exploração do material ilustrativo. Os alunos emitiram opiniões sobre o assunto e relataram suas conclusões”.
A supervisora pedagógica Márcia Pereira de Carvalho Vidal também achou que a atividade foi produtiva. “Através do trabalho com o jornal os alunos puderam perceber que um incêndio é muito prejudicial ao meio ambiente”.
Os alunos Bianca Helena da Silva e João Pedro Paschoal da Silva disseram que foi ótimo ler o jornal, pois foi um aprendizado a mais sobre o que acontece com a natureza. “Ficamos tristes ao saber dos incêndios, porque muitos animais e árvores morrem”, comentam.