Cemitério terá um movimento mais intenso neste Finados por conta da trégua na pandemia
Delma Maiochi
delmaiochi@hotmail.com
Poços de Caldas, MG – Pelo segundo ano, o Dia de Finados acontece durante a pandemia de covid-19. E, apesar dos números estarem baixos em Poços, a orientação é que os visitantes que irão ao cemitério prestar homenagens aos falecidos ainda sigam os protocolos sanitários, como uso de máscara e de álcool em gel e não fazer aglomeração.
É o que orienta o gerente do cemitério Deneson Noronha. “Vamos disponibilizar álcool em gel e seguir os protocolos contra a covid-19”.
Ele ainda diz que tudo está preparado para receber os visitantes e que o cemitério vai funcionar das 7h às 18h.
“Tivemos um mutirão especial de limpeza com os servidores, sendo utilizados sopradores, roçadeiras e desenvolvida a varrição e corte de vegetação rasteira. A programação religiosa vai envolver a realização de três missas, às 7h com a paróquia Santo Expedito, às 9h com a comunidade da igreja matriz e 10h30 com a paróquia São Sebastião. Elas vão acontecer na área externa do cemitério, no estacionamento na entrada e serão disponibilizadas duas tendas e cadeiras para a população”, explica Noronha.
Ele ainda lembra que a preparação do cemitério para Finados incluiu a visita da equipe de agentes de endemias, que realizaram uma vistoria para eliminação de criadouros de mosquitos e fixação de cartazes educativos com medidas de prevenção ao aedes aegypti e ao zica vírus.
“As orientações sobre dengue são as mesmas de todos os anos. Pedimos que as pessoas colaborem e realizem suas homenagens com flores artificiais, de preferência, e conservem o espaço para evitar a proliferação do mosquito causador da doença”.
O gerente prevê que até nesta terça-feira, incluindo o período que se iniciou no último dia 25, passem pelo cemitério cerca de 4 mil pessoas.
“Com a pandemia dando uma trégua e os números da covid estando mais baixos a expectativa é que o movimento do cemitério tenha um aumento considerável este ano”, finaliza Noronha.
Trânsito
O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) realizará a interdição da rua da Saudade ao tráfego de veículos, a partir das proximidades da entrada do presídio. A partir deste ponto o acesso será destinado exclusivamente à circulação de pessoas. A entrada pelo bairro São Geraldo também estará interditada, exceto às pessoas que precisarem acessar o velório municipal.
Comments