Poços de Caldas, MG – Da redação – De acordo com dados do Boletim IndCovid, dos pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), a semana epidemiológica que iniciou no último dia 14 indicou que há duas semanas a curva epidêmica de novos casos da doença está caindo de modo geral em todo o Estado de Minas Gerais, com tendência de diminuição na incidência. Mas, após um mês de explosivo aumento de casos, ainda há crescimento de internações e óbitos. Tendência essa que ainda poderá aumentar até o final de fevereiro. No sul de Minas, a queda de casos segue também em todas as Regionais de Saúde, com média móvel em 3.092 (anterior = 4.338). As internações, queda nas regionais de Alfenas, Passos e Varginha e estabilidade na de Pouso Alegre, levando à tendência de queda na região, com média móvel de 44 (anterior =59). Em novos óbitos, a região tem tendência de crescimento, com média móvel de 21 (anterior = 20), resultado da estabilidade nas regionais de Alfenas e Pouso Alegre, mas crescimento na de Passos e Varginha.
Municípios Nos municípios mais populosos do sul de Minas, todos eles iniciaram a semana com queda de novos casos de covid. Em novas internações, com tendência de crescimento apenas Poços de Caldas e Varginha, estabilidade em São Sebastião do Paraíso e queda em Pouso Alegre, Passos, Lavras, Itajubá, Alfenas, Três Corações e Três Pontas. Em novos óbitos, todos apresentaram crescimento com exceção de Passos, Itajubá e Alfenas.
Índice de óbito por internação No índice de óbito por internação, a informação é que, considerada toda a pandemia, a cada 100 internações registradas houve o registro de 30 mortes no sul mineiro (0,3 ou 30%) e a cada 100 casos registraram-se 5 internações (0,05 ou 5%).
Comentarios