top of page
Buscar

Pesquisador faz alerta para a circulação da variante Delta

  • Foto do escritor: Jornal Mantiqueira
    Jornal Mantiqueira
  • 26 de ago. de 2021
  • 3 min de leitura

Delma Maiochi maiochidelma@gmail.com

Poços de Caldas, MG – Apesar do avanço da vacinação no Brasil, autoridades de saúde alertam que devido à variante Delta do novo coronavírus, os cuidados com as medidas sanitárias não podem ser flexibilizados. O assunto inclusive foi tema recentemente de audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19 do Senado. Em Poços de Caldas, ainda não há notícia oficial sobre a atuação desta variante, porém, isso não quer dizer que ela já não circule pela cidade. De acordo com o professor Dr. Sinézio Inácio da Silva Junior, pesquisador e responsável pelo Boletim IndCovid da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), é bem provável que a variante já esteja circulante no município. “Apenas não foi ainda genotipada”, diz ele. Isso se deve à presença de turistas e também pela própria população, que sai e volta da cidade com constância. “E como ela é mais infecciosa, até em locais públicos a chance de contágio é muito maior”, alerta Silva Junior. Embora os indicadores de covid-19 apresentem melhora por semanas consecutivas no município como um todo, o controle da pandemia ainda não foi consolidado. “Além disso, é preciso que a população tenha um cuidado maior para evitar o contágio pela nova variante Delta, pois devido à sua capacidade altamente transmissível, uma nova onda de contágio da população pode piorar a situação epidêmica novamente”, reitera o pesquisador.

Alta transmissão Em Minas Gerais, 9 das 14 regiões já registraram algum caso com a nova variante Delta (B.1.617) em mais de 30 municípios. “Essa variante foi considerada de preocupação pela OMS devido à sua alta transmissibilidade. Desde 10 de agosto, ela foi relatada em 142 países e deve continuar a se espalhar. Por se tratar de uma variante relativamente nova, ainda há muitas perguntas que os cientistas e pesquisadores estão se empenhando para responder”, explica o professor Dr. Silva Junior. No entanto, alguns estudos publicados revelam dados preocupantes. A Delta é altamente transmissível, cerca de duas vezes mais contagiosa, isso significa que a nova versão se espalha mais que o ebola, todas as versões anteriores do coronavírus, a gripe comum e a varíola. A boa notícia, prossegue o professor, é que as vacinas contra a covid-19 aprovadas pela OMS continuam a ser altamente eficazes, incluindo a variante Delta. “Com a cobertura vacinal completa ainda baixa no Estado de Minas [31,96%], devemos também usar todas as estratégias de prevenção disponíveis para frear o contágio, o uso de máscaras, distanciamento social e higienização correta das mãos continuam sendo o melhor remédio”, lembra o professor.

Boletim Unifal Poços de Caldas iniciou mais uma semana com indicadores positivos em relação ao número de casos, óbitos e internações. Nas últimas quatro semanas, a média móvel semanal registrou queda no número de casos, sendo que semana passada (35ª semana epidemiológica), a média registrou 23 casos diários e no início desta semana (23) chegou a 16. A tendência da média móvel semanal de casos, comparada com a de 14 dias antes, também apresenta indicadores positivos, passando de -28% em 16 de agosto para -48% (diminuição) nesta semana. Em internações, os indicadores também apresentaram melhora, em 23 de agosto foi registrado -100% de crescimento em novas internações. Mas em mortes, a cidade passou de diminuição (-65%), em 9 de agosto, e permaneceu em estabilidade por duas semanas consecutivas, ou seja, houve piora no crescimento de óbitos.

Questionamento Um Requerimento do vereador Lucas Arruda está questionando a administração sobre a preocupação da chegada da variante Delta em Poços. Ele cita que especialistas estão prevendo que no mês de setembro poderá haver uma explosão de casos no Estado de São Paulo. Ele justificou o pedido de informações lembrando que Poços de Caldas faz divisa com o Estado paulista e é uma cidade turística e movimentada, recebendo muitas pessoas semanalmente e, portanto, algumas medidas de prevenção precisam ser adotadas. Ele questiona: o município tem feito algum acompanhamento das pessoas que não voltaram para a 2ª dose da vacina anti-covid? Têm sido realizados sequenciamentos genéticos das infecções por coronavírus em Poços de Caldas? Poços de Caldas tem registrado significativa diminuição no número de casos. Com isso, os leitos de UTI e demais dispositivos para atendimento de covid-19 serão mantidos? O que tem sido feito para rastrear e impedir a contaminação e proliferação da variante Delta de coronavírus em Poços de Caldas? Existe fiscalização nos pontos turísticos para o efetivo uso da máscara?

 
 
 

Comments


m.jpg
bottom of page