top of page
Buscar
Foto do escritorJornal Mantiqueira

Incidência de casos de covid no Estado é três vezes maior no sul de Minas


Poços de Caldas, MG – O Brasil vive a maior escalada de casos de covid19 de toda a pandemia. De acordo com o Boletim InfoCovid, da Unifal-MG, em Minas Gerais, a região sul é a com maior ritmo de contágio, com taxa de incidência, na primeira semana do ano, três vezes maior do que a do Estado. Porém, todas as macrorregiões de Minas Gerais apresentaram aumento na incidência na 1ª semana epidemiológica de 2022.


Sul de Minas

O Boletim apresentou a situação da média móvel em 10 de janeiro. Os casos tiveram crescimento em todas as suas Regionais de Saúde, a média móvel ficou em 2.268 (anterior = 251). O sul apresentou tendência de crescimento nas internações, com média móvel de 19 (anterior = 9), em todas as Regionais. Óbitos: as regionais de Passos, Pouso Alegre e Varginha apresentaram diminuição, a de Alfenas tendência de estabilidade.


Municípios

O Boletim da Unifal registrou as ocorrências com a covid-19 nos 10 municípios mais populosos do sul de Minas, analisando a média móvel em 10 de janeiro. Casos: 9 dos 10 municípios iniciaram a semana com crescimento: Poços de Caldas, Varginha, Passos, Lavras, Itajubá, Alfenas, Três Corações, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas; apenas Pouso Alegre apresentou diminuição. Internações: apresentaram crescimento Poços de Caldas, Varginha, Lavras e Itajubá e diminuição nos demais municípios. Óbitos: todos apresentaram tendência de queda.


Crianças

Segundo informações dos pesquisadores que divulgam o InfoCovid, a vacinação da população de 5 a 11 anos é fundamental, mas é entre os bebês que o risco de morte pela doença é maior. Em toda a pandemia em Minas Gerais duas de cada 3 mortes por covid-19 em menores de 12 anos foram de crianças com 2 anos ou menos. Entre os menores de 18 anos a maior taxa de mortalidade foi a de bebês com menos de 1 ano. No Estado, entre a população infantil ainda não coberta pela vacinação, o maior impacto da mortalidade por covid-19 foi entre crianças negras e indígenas.

0 visualização0 comentário

Comments


m.jpg
bottom of page