top of page
Buscar
Foto do escritorJornal Mantiqueira

Dose de reforço contra a covid é urgente, dizem pesquisadores da Unifal


Da redação



Poços de Caldas, MG – De acordo com o Boletim Epidemiológico do projeto de iniciação científica “Indicadores Covid-19”, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Alfena (Unifal), em abril deste ano a população de 70 a 79 anos tinha um risco de morte por covid 20 vezes maior do que o dos de 30 a 39. Mas, em setembro essa diferença foi de 22 vezes mais. Da mesma forma, comparando os de 80 anos ou mais com os de 30 a 39 anos, esses mais idosos em abril tinham um risco de morte 22 vezes maior, mas em setembro esse risco foi 42 vezes maior. Assim, o Boletim alerta que como essa população de mais idade foi vacinada há mais tempo, sua proteção vacinal diminuiu mais e maiscedo do que entre os mais jovens. Entre os de 80 anos ou mais, de abril a setembro de 2021, a taxa de mortalidade diminuiu 5 vezes, mas entre os de 30 a 39 diminuiu 10 vezes. Isso ressalta a urgência da dose de reforço.

Demonstrando o efeito protetor da vacinação e o decaimento normal de sua proteção, em 2021, comparando abril com setembro, no geral, a taxa de mortalidade por covid diminuiu em 90%. Porém, as faixas etárias em que observamos as menores reduções foram a de 10 a 19 e a de 80 anos ou mais. Em setembro, os adolescentes ainda não contavam com a proteção vacinal da primeira dose e os de 80 anos ou mais já contavam com seis meses ou mais desde a segunda dose. Uns sem proteção da vacina e os outro com maior decaimento da sua proteção. A maior redução de taxa de mortalidade no período foi entre as crianças com -100%, provavelmente, porque o que contou foi a queda do contágio entre os adultos, que, especialmente para os bebês, acabam sendo os maiores transmissores para as crianças.


Estabilidade

Ainda segundo o Boletim Epidemiológico da Unifal, o sul de Minas está apresentando, nesta semana (iniciada dia 4), tendência de estabilidade em novos casos, óbitos e internações. A análise do boletim IndCovid mostra que houve predominância de queda na incidência entre os 10 municípios mais populosos da região, exceto Pouso Alegre e Itajubá, onde teve crescimento. Em novas internações, Varginha e Alfenas apresentaram queda; estabilidade em Pouso Alegre, Passos, Itajubá e Três Pontas e crescimento em Poços de Caldas, Lavras, Três Corações e São Sebastião do Paraíso. Em novos óbitos, apenas Itajubá foi de queda para crescimento e Varginha de queda para estabilidade, com os demais em queda.

0 visualização0 comentário

Comentarios


m.jpg
bottom of page