Vacina pediátrica contra covid-19 é segura, diz Ministério da Saúde
FOTO JOSÉ CRUZ-AGÊNCIA BRASIL
Brasília, DF – Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-SP, pela manhã. O envio deveria acontecer somente dia 20 de janeiro, mas foi antecipado.
A primeira remessa, também com 1,2 milhão de doses, chegou ao país em 13 de janeiro e começou a ser distribuída aos Estados e ao Distrito Federal.
Neste domingo, os postos de vacinação em vários Estados já começaram a imunizar o público infantil. É o caso do Distrito Federal. Neste primeiro momento, podem se proteger contra a covid-19, crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente e crianças de 11 anos sem comorbidades. A criança deve ir à unidade de saúde acompanhada dos pais ou responsáveis.
Segundo o Ministério da Saúde, até o fim de março deste ano o Brasil terá 20 milhões de doses da vacina infantil da Pfizer. Ao todo, o país deve receber 4 milhões e trezentas mil doses em janeiro.
O esquema vacinal infantil é composto por duas doses com intervalo de oito semanas. Em outros países como Estados Unidos a vacinação do público infantil já ocorre desde novembro.
De acordo com a Anvisa e o Ministério da saúde, a vacina é segura e eficaz na prevenção da covid-19.
Comments