Poços de Caldas, MG – A situação de controle de novos casos de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas, com tendência de queda, se mantém há quase um mês. Novas internações e óbitos começaram tendência de queda desde o último domingo (14). É o que demonstra o Boletim IndCovid desta semana, dos pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). “É preciso consolidar o recuo da covid-19 em casos, internações e óbitos e refletirmos sobre a “endemia que queremos” da doença. Hoje, ainda, a covid-19 provoca no Brasil 5 vezes mais casos e mortes por dia do que aids, tuberculose, gripe e dengue provocaram juntas em 2019”, alertam. Sul de Minas Na região sul-mineira, novos casos, média móvel foi de 218 (anterior 474), com tendência de estabilidade. Estabilidade na Regional de Passos e queda nas demais. Em novas internações, a média móvel foi de 5,4 (anterior 71), com tendência de queda. Crescimento na Regional de Alfenas e queda nas demais. Em novos óbitos, média móvel de 1,9 (anterior 4,6), tendência de queda. Crescimento na Regional de Pouso Alegre, estabilidade na de Passos e queda nas de Alfenas e Varginha.
Municípios Nos 10 municípios mais populosos do sul de Minas, houve estabilidade de novos casos em Três Pontas e queda nos demais. Em novas internações, São Sebastião do Paraíso apresentou crescimento; queda em oito municípios (Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Passos, Lavras, Itajubá, Alfenas e Três Corações). Sem ocorrência registrada no período para Três Pontas. Em novos óbitos, crescimento em Poços de Caldas, aumento em Pouso Alegre, Passos e Itajubá, estabilidade em Três Corações, queda em Varginha, Alfenas e São Sebastião do Paraíso. Sem ocorrência registrada no período para Lavras e Três Pontas. Nos municípios com campus da Unifal, Alfenas teve a menor taxa de incidência diária na semana, com 6,1 (anterior 10,2), seguido por Varginha com 8,9 (anterior 11,8) e Poços de Caldas com 12,1 (anterior 23,3). Os três municípios apresentaram variações para menos no valor do indicador.
Poços de Caldas Os dados do Painel Covid desta quarta-feira (17), divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, mostram que o município teve mais 32 novos casos da doença. São 30.411 casos desde o início da pandemia, com 29.525 recuperações. Os óbitos somam 592, com a morte de um homem de 45 anos. Em acompanhamento domiciliar estão 294 pacientes. Na UTI estão internados um paciente poços-caldenses e um não residente.
Comments