Poços de Caldas, MG – As bibliotecas públicas municipais retomaram o atendimento padrão ao público, com a adoção de medidas de enfrentamento da covid-19. Agora, os usuários já podem voltar a frequentar as bibliotecas com acesso permitido ao acervo.
O acesso aos equipamentos é controlado e o número máximo permitido de pessoas está fixado nos locais, de acordo com a capacidade de cada espaço. É obrigatório o uso de máscara cobrindo nariz e boca, além da higienização das mãos com álcool em gel disponibilizado na entrada e da manutenção de, no mínimo, 1 m de distanciamento entre as pessoas, inclusive para atendimento no balcão.
Para o acesso às estantes, o usuário poderá usar luvas e, ao manusear os livros, será orientado a não retorná-los nas estantes, deixando-os sobre a mesa. Os itens manuseados serão recolhidos e guardados pelos atendentes.
O uso das mesas de estudo é permitido, também obedecendo a ocupação máxima e, especialmente, o distanciamento entre as cadeiras. Já a utilização dos computadores continua suspensa.
Na Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca, para acesso ao acervo infantil será permitida a entrada de duas pessoas por vez, com permanência máxima de 10 minutos. Tanto na Centenário quanto na Biblioteca Manuel Francisco da Costa Guimarães, na zona sul, as doações serão aceitas, respeitada a quarentena de sete dias. Nas outras duas unidades as doações seguem suspensas.
Por conta da pandemia da covid-19, as Bibliotecas Públicas Municipais estavam realizando apenas os serviços de empréstimo e devolução de livros, sem que o usuário adentrasse nos locais. A Secretaria Municipal de Cultura, responsável pelo Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas, bibliotecárias e equipe prepararam os espaços para o retorno do atendimento, com material de orientação aos usuários, medidas de proteção como álcool em gel à disposição e luvas descartáveis para uso dos frequentadores no manuseio dos livros.
“Nossas equipes estão preparadas para atender os usuários das bibliotecas. Sejam todos bem-vindos e aproveitem nosso acervo, que registra 56 mil títulos catalogados. Nossa orientação é que os usuários permaneçam o menor tempo possível nas bibliotecas para garantir a segurança de todos”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
Comments